Fique longe do seu smartphone por 10 minutos e crianças carentes receberão água potável. Conheça a nova campanha da Unicef | Espiritualidade nos Negócios

Fique longe do seu smartphone por 10 minutos e crianças carentes receberão água potável. Conheça a nova campanha da Unicef

Quanto tempo você consegue ficar longe do seu smartphone, sem checar e-mail ou as novidades compartilhadas pela sua rede de amigos do Facebook? A Unicef lançou este desafio com o propósito de ajudar crianças que passam necessidades ao redor do planeta. Para participar, basta acessar o aplicativo da campanha “Tap Project”. A cada 10 minutos que você permanecer sem tocar no celular, Giorgio Armani (marca patrocinadora da campanha) ajudará a prover um dia de água potável para uma criança em necessidade. Quanto mais tempo longe do smartphone, mais água para as crianças.

Em tempos de ativismo digital, onde o clique no “Like” virou forma de protesto e cooperação, a campanha criada pela agência Droga5 ilustra o abismo que separa o mundo das pessoas que costumam compartilhar as fotos das refeições nas mídias sociais das mais de 800 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo sem acesso à água potável.

Para os criadores da campanha, Brian Moore e Johan Gerdin, esta foi a maneira que a agência encontrou de colocar o assunto sob uma perspectiva diferente e fazer com que as pessoas tenham empatia com a causa. Como temos acesso fácil à água potável nas grandes cidades, a proposta desenvolvida pela agência foi justamente cortar o acesso de algo que atualmente consideramos vital no dia a dia: o celular.

A ideia é que, ao ficar longe do celular, as pessoas reflitam sobre a realidade de pessoas que vivem sem as mínimas condições necessárias à vida e também sobre o nosso modo de vida, afinal, temos sempre a presunção de achar que os recursos naturais do planeta são infinitos. “Colocar-se no lugar do outro é difícil, ainda mais quando se trata de uma criança do outro lado do globo”, diz Gerdin. “Quando tiramos alguma coisa das pessoas, elas passam a refletir”, completa. Para ele, uma das razões que faz a campanha da Unicef causar ressonância entre as pessoas é atrelar a temática sempre a situações do cotidiano, o que faz com que as pessoas estabeleçam uma conexão com a causa.

A campanha “Tap Project” foi criada pela Droga5 em 2007. Na época, eles pediam às pessoas que pagassem US$ 1 por água de torneira em restaurantes de Nova York. Nos anos seguintes, a campanha se aslastrou para vários mercados ao redor dos EUA e depois pelo mundo todo.

Vida sem água
Todo mundo sabe que a vida não acontece sem água. Contrariando esta premissa básica, 800 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 2,5 bilhões de pessoas vivem sem acesso a banheiro ou condições sanitárias mínimas, de acordo com a Unicef. A falta destes recursos básicos não é apenas uma inconveniência, mas algo letal. A cada dia, cerca de 1.400 crianças abaixo dos 5 anos morrem devido a doenças causadas pela ingestão de água contaminada e situações inadequadas de higiene.

A campanha da Unicef pretende sensibilizar e engajar a população, evitando assim que o problema permaneça. Com apenas US$ 5, a Unicef consegue garantir água potável para uma criança durante 200 dias. Incrível como algo que representa tão pouco valor para muitos significa a diferença entre a vida e a morte para milhões de pessoas.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://tap.unicefusa.org/

Fonte: Fast Company

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