21/09: dia da Mobilização Global pelo Clima | Espiritualidade nos Negócios

21/09: dia da Mobilização Global pelo Clima

No dia 21 de setembro, sete cidades do mundo, em quatro continentes, serão palco de um movimento popular histórico com o propósito de pressionar governantes a assinar um acordo global em prol da energia limpa. Será o Dia da Ação Global pelo Clima.

Londres, Paris, Berlim, Nova York, Nova Délhi, Sidney e Rio de Janeiro farão parte desta corrente pelo desenvolvimento econômico sustentável. Cidadãos do mundo inteiro vão pedir a adoção de fontes de energia 100% verde.

A mobilização acontecerá dois dias antes da Conferência de Cúpula do Clima da ONU, aonde líderes de diversos países irão se reunir em Nova York com o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, para discutir a questão das mudanças climáticas e a necessária redução das emissões de gases de efeito estufa no planeta.

O secretário da ONU confirmou, inclusive, que participará do Festival do Cidadão Global no Central Park, falando pelos direitos humanos, meio ambiente e fome mundial. “É urgente agir em relação ao clima. Quanto mais demorarmos, mais pagaremos em vidas e dinheiro”, disse Ban Ki-Moon. Outra celebridade presente na marcha será o ator Leonardo DiCaprio, recém-nomeado pela ONU como seu “mensageiro da paz”, com responsabilidade especial pela mudança do clima.

Caminha pelo Clima no Brasil
O desdobramento desta ação global no Brasil será a “Caminhada pelo Clima”, que acontecerá oficialmente no Rio de Janeiro, em Ipanema às 10h30. A cidade foi escolhida por ser o cartão postal do Brasil, além da cidade-sede de discussões ambientais internacionais, como a ECO92 e a Rio +20. Várias organizações internacionais estão apoiando a mobilização. O cineasta Fernando Meirelles já confirmou presença, pelo Twitter, na caminhada.

São Paulo também está se mobilizando para a “Caminhada pelo Clima”. Ativistas estão organizando uma mobilização para o dia 21 de setembro, a partir do meio-dia, na Avenida Paulista, no vão livre do MASP.



 

Para saber mais, acesse:
http://peoplesclimate.org
Fonte: Planeta Sustentável – Exame

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*