As Cinco Perfeições | Espiritualidade nos Negócios

As Cinco Perfeições

No Caminho do Diamante do budismo tibetano, as Cinco Perfeições Auspiciosas (ou as Cinco Certezas) nos ensinam a despertar dentro de nós o coração-mente primordial e iluminado. Estes ensinamentos multinivelados purificam nossa percepção e servem como antídoto contra o fechamento, o desvio, a desatenção, a perturbação, a exaustão e o cinismo. São uma abertura para o potencial infinito inerente a cada momento. As Cinco Perfeições Auspiciosas enquadram nossa experiência em uma moldura cristalina na qual o tempo tem cinco dimensões únicas. Apontam para a dimensão absoluta, atemporal, que está ao mesmo tempo dentro e além de nós no decorrer da nossa vida.

O cultivo dessas Cinco Perfeições aumenta nossa receptividade e nossa confiança na ordem da natureza, bem como nossa fé em nosso potencial e em nós mesmos. As Cinco Perfeições intensificam o processo de aprendizado em todos os níveis, conscientes e inconscientes; facilitam a transmissão da sabedoria transcendente e maximizam os resultados transformativos pretendidos. Conheça as Cinco Perfeições:

1. Tempo Perfeito
Este exato momento é o momento perfeito. Esta hora é a primeiríssima hora, fresca e pura, instante de sonho, o paraíso mais elevado. Este momento é a Era de Ouro, como durante a vida de Buda, Jesus, Maomé e outros grandes mestres, pois eles ainda estão falando conosco hoje em dia.

2. Lugar Perfeito
Este lugar onde estamos é o lugar perfeito. Esta localização exata é o espaço perfeito, o paraíso, a utopia, uma mandala radiante e imaculada ou reunião de consciência superiores. O paraíso não é somente um lugar de graça e prazeres infinitos aonde vamos depois de morrer; está aqui e agora. Simplesmente abra seus olhos e contemple-o.

3. Ensinamento Perfeito
Este é o ensinamento atemporal, o ensinamento de iluminação espontâneo, direto, derradeiro, absolutamente verdadeiro e sincero, perfeitamente libertador. Essa perfeição não é comparativa; ela simplesmente afirma que este é o ensinamento perfeito para o aqui e agora, para aqueles que estão ouvindo e recebendo. Isto que é, agora mesmo – não necessariamente nessa doutrina ou tradição particular, mas a verdade reluzindo neste momento. Tudo é sublime, tudo é o que é neste mesmo instante.

O ensinamento deste momento, qualquer que seja, é o ensinamento perfeito. Se é o canto dos pássaros ou o ruído do trânsito – é isso. Se é uma lição dura ou confusa, é isso também. Nenhum outro ensinamento deve ser procurado ou esperado; a realidade última está codificada nele aqui e agora. O Dharma nobre, a Verdade liberadora, está sendo expressado eloquentemente aqui e agora para aqueles que tenham ouvidos desobstruídos e olhos de visão pura para enxergar. O som do riacho é o som do divino; o vento nas árvores, o sopro da Deusa. Aqueles ao nosso redor são nosso sangha, a congregação ou comunidade sagrada de bodisatvas e buscadores.

4. Mestre Perfeito
O Buda Absoluto (Deus, Alá ou Brahman) é o professor último, que está se manifestando aqui em várias formas e aspectos. Sua energia se expressa através de professores humanos (e, às vezes, aves, animais e outros seres não humanos) com suas limitações e fraquezas, servindo como veículos para as emanações fundamentais radiantes e brilhantes – claras como o tocar de um sino que nos desperta de um sono profundo.

5. Discípulo Perfeito
Esta certeza auspiciosa é provavelmente a mais difícil, a mais desafiadora para a maioria de nós. “O quê?” – o réu interno grita. “Quem, eu? Estou longe de ser perfeito!” Mas você pode, sim, ser o canal certo para essa verdade. Esta Quinta Certeza também é chamada de “companhia perfeita”, reestruturando a relação professor-aluno segundo o modelo de Buda e seus discípulos próximos (ou dos seguidores de Jesus, Maomé, Gandhi, Gandalf, Yoda ou quem quer que você respeite mais).

Mesmo que possamos ter pequenas questões sobre as primeiras quatro certezas perfeitas, essa quinta é realmente difícil para a maioria de nós. Por que duvidamos de nós mesmos em tal grau?

As Cinco Perfeições apontam para a certeza interna que vai daqui para o aqui e agora. Use esse modelo para recompor a sua vida, achar o sentido e a substância dela e se jogar em uma realidade mais ampla. Isso pode transfigurar completamente sua percepção, sua compreensão e sua experiência do tempo, do espaço e do significado inerente a este momento.

Isso santifica cada respiração sua, cada sentimento que você experimenta e cada pessoa que você encontra. As Cinco Perfeições são um ensinamento transformador, oculto mas muito fácil de encontrar a cada momento. Ao mudarmos habilidosamente o ritmo da nossa vida, podemos desfrutar de uma nova imensidão onde elas florescem. Essa alquimia interior lança o fundamento para sacralizar o tempo profano ou comum. Mesmo que persistamos na (di)visão habitual do nosso mundo em dois – o sagrado e o profano – tudo é na verdade um único mundo, um mundo completo. Quando formos capazes de vê-lo à luz da consciência radiante, poderemos transformá-lo através dos poderes mágicos da nossa mente desperta.

Autor: Lama Surya Das

Você já é iluminado. Só ainda não percebeu!
Desperte…

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*