Pizzaria da Filadélfia ajuda a alimentar moradores de rua por meio da “corrente do bem” | Espiritualidade nos Negócios

Pizzaria da Filadélfia ajuda a alimentar moradores de rua por meio da “corrente do bem”

Com a contribuição voluntária de clientes engajados em participar em uma corrente do bem, a Rosa´s Fresh Pizza está resgatando a dignidade e fazendo a diferença entre a população de sem-teto da Filadélfia. Tudo começou em dezembro de 2013, quando o executivo de 26 anos, Mason Wartman, pediu demissão do seu emprego no centro financeiro de Wall Street, com o propósito de retornar à sua cidade natal e abrir um restaurante em homenagem a sua mãe. Com o passar do tempo, a loja tornou-se popular na região, especialmente entre a comunidade de sem-teto, por vender pedaços de pizza a 1 dólar cada.

A história toda tomou uma proporção maior, no entanto, quando, certa vez, um cliente entregou a Wartman um dólar extra e pediu que o dinheiro fosse usado na compra de uma fatia para o próximo morador de rua que entrasse na loja. Empolgado com a ideia, Wartman desenhou um rosto sorridente em um Post-it e o colou na parede da loja, dando a ideia de que se tratava de um “vale-pizza” gratuito para uma pessoa em necessidade. Desde então, o simples ato de bondade floresceu em uma extraordinária corrente do bem, uma iniciativa sustentada por funcionários e clientes da Rosa´s Fresh Pizza para ajudar pessoas que não conseguem pagar por uma alimentação.

Atualmente, centenas de Post-it coloridos decoram as paredes da Rosa´s Fresh Pizza e estimulam os clientes a contribuir com o mesmo gesto de bondade. Nos últimos 10 meses, a loja forneceu mais de 8 mil fatias de pizza a pessoas carentes, uma média de 30 a 40 fatias por dia aproximadamente. Ao saber da iniciativa, muitos clientes ficaram empolgados com a ideia e optaram por doar 1, 20 ou até mesmo 100 dólares, aumentando assim cada vez mais a corrente em torno desse gesto de generosidade.

rosasfreshpizza15

Post-it nas paredes simbolizam as pessoas que foram ajudadas pela corrente do bem

Wartman mantém agora o controle das fatias gratuitas na caixa registadora, mas os clientes ainda podem rabiscar mensagens curtas ou desenhos em Post-it, que são colocados nas paredes ao lado das cartas de gratidão, escritas por pessoas beneficiadas pela ação.

Quase um ano depois do início da ação, Wartman está pensando agora em novas maneiras de ajudar a comunidade de sem-teto. Ele criou uma linha de roupas para a loja, onde a venda de uma camiseta equivale a sete fatias gratuitas de pizza e a venda de um suéter equivale à doação de outro suéter para um morador de rua. Cada suéter conta com uma etiqueta na parte interna, que lista uma programação de refeições e aulas de informática nas proximidades. É uma tentativa que Wartman encontrou de proporcionar aos moradores de rua recursos mais duráveis e maneiras de quebrar o ciclo da pobreza.

rosasfreshpizza2rosasfreshpizza5rosasfreshpizza6rosasfreshpizza7rosasfreshpizza8rosasfreshpizza9

Autor: Fernando Ferragino

Compartilhe

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*